março 08, 2012

A idéia surgiu no fim do século XX no auge da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial.Enquanto os homens estavam na guerra as mulheres também foram à luta em massa trabalhando nas indústrias em busca do sustento de suas famílias.
Houve então uma incorporação na indústria da mão-de-obra feminina em grande escala.
Mas nem tudo eram flores e as condições de trabalho quase sempre insalubres e perigosas, eram motivo de protestos frequentes por parte das trabalhadoras.
Muitos desses protestos aconteceram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iorque, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913).

Por iniciativa do Partido Socialista da América foi comemorado o primeiro Dia Internacional da Mulher no dia 28 de fevereiro de 1909, e em 1910 aconteceu a primeira conferência internacional de mulheres, em Kopenhagen, dirigida pela Internacional Socialista.

Nessa ocasião foi aprovada uma proposta da socialista alemã Clara Zetkin, da criação de um dia internacional da Mulher.

Dois anos depois um dos maiores incêndios da história americana matou 146 trabalhadoras de uma fábrica e por isso é comum a grande maioria das pessoas atribuírem a criação do Dia Internacional da Mulher a esse fato ocorrido em 25 de março de 1911.
Ainda no auge da Primeira Guerra Mundial em 1915, mulheres de várias partes do mundo ligadas a partidos políticos, sociólogas, antropólogas e outras estudiosas famosas da época, organizaram uma reunião em um ato contra a guerra em Christiania (atual Oslo) e nesse mesmo ano foi organizada também uma conferência específica sobre a mulher.

Até que na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher acenderam a chama para a Revolução russa de 1917. No dia 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), uma greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial desencadeou uma série de fatos que deram origem a famosa Revolução de Fevereiro.





Leon Trotsky , intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival de Stalin , registrou o acontecimento da seguinte forma:

“Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.

Ainda no período de revoluções a Rússia protagonizou a Revolução de Outubro, quando a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin a tornar o dia 08 de março um dia oficial e durante todo o período soviético, esssa data permaneceu como celebração da "heróica mulher trabalhadora".
No entanto, a data foi rapidamente perdendo sua principal característica como ato político tornando-se uma mistura das festas ocidentais como Dia dos Namorados e Dia das Mães , onde os homens manifestam simpatia ou amor pelas mulheres.

Mas o dia permanece até hoje como feriado oficial na Rússia, bem como na Bielorrússia, Macedónia, Moldávia e Ucrânia e ainda é conhecido como um ato de celebração ao heroísmo da mulher trabalhadora e um ato político.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920 sendo esquecido até sua recuperação pelo movimento feminista de 60 até que foi adotado pelas Nações Unidas em 1977.

E gradativamente a força política das mulheres que lutaram corajosamente pela paz, pela liberdade,por melhores condições de trabalho, deu espaço a uma comemoração em que se celebra a graça e a leveza de ser mulher.

No dia de hoje o Blog do RH deseja celebrar a nossa força e graça, porque como disse Che Guevara tão sabiamente “Hay que endurecerse , pero sín perder la ternura jamás.”

Feliz dia, feliz todos os dias para todas nós!



Nenhum comentário: