novembro 07, 2011

THINK GREEN : Dicas para economizar na conta de luz.








Você sabia que o Brasil tem a terceira tarifa de energia industrial e a nona residencial mais caras do mundo?
O cenário futuro, infelizmente, não aponta para dias melhores. Até 2015, a tarifa de energia elétrica para os consumidores residenciais deve aumentar 8,5%. Para as indústrias, o aumento será ainda maior, de 19%.            
A aprovação pela Aneel, em fevereiro, de um novo cálculo para a conta de luz deve pesar quase um bilhão a mais no bolso dos brasileiros já neste ano.
E pensando em você e na preservação da vida no nosso planeta, o Think Green traz 5 dicas úteis e super simples que todos podemos, e devemos, adotar para economizar na conta de luz.
Hoje vamos publicar a primeira dica:


1 - Iluminação natural é gratuita, aproveite!!
Utilize ao máximo toda a luz natural que entra em casa ou no escritório.
Durante o dia, mantenha janelas, cortinas e persianas abertas, permitindo a entrada da luz solar. Para aumentar a claridade de um ambiente, utilize cores claras nas paredes internas e no teto. Opte sempre por lâmpadas fluorescentes, ou pelo menos as utilize em ambientes que necessitam de maior iluminação (duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts iluminam mais que uma incandescente de 100 watts).

Dê preferência às que possuem o Selo Procel Inmetro de Desempenho.

Desligue a iluminação de ambientes desocupados ou que seja estritamente decorativa. Equipamentos como "dimers", que controlam a intensidade da luz, e sensores de presença, que se acendem somente quando há circulação de pessoas, podem ser usados, resultando em significativa economia energética. Outra dica é orientar a limpeza do escritório, que em muitos lugares acontece à noite, para os primeiras horas da manhã, a fim de aproveitar a iluminação natural.
fonte: site planeta sustentável imagem: de uso livre obtida na internet

Nenhum comentário: