fevereiro 14, 2012

Quem quer economizar R$1600,00 todo ano levanta a mão! Parte 3

3- PARA QUE IMPRIMIR?


A regra óbvia para economizar com impressão é só mandar para o papel o que for realmente imprescindível. Boletos, recibos, páginas da web e outros documentos podem ser armazenados no próprio micro em formato PDF ou XPS. Se, em algum momento, você precisar de uma cópia em papel, bastará imprimir o arquivo.
Como essas ocasiões serão raras, você vai economizar papel, tinta e energia. Um bom programa gratuito para gerar arquivos PDF é o CutePDF Writer. Para usá-lo, é preciso instalar também o conversor Ghostscript, disponível no site do fabricante. O programa aparece, no Windows, como uma impressora virtual. Qualquer documento processado por ela transforma-se em arquivo PDF em vez de ser impresso.
Economia anual: 80 reais (deixando de imprimir 3 página por dia)


4 - SÓ A TINTA NECESSÁRIA
Muitos dos documentos impressos no dia a dia não precisam ter a maxima qualidade possível. Uma maneira de economizar tinta é configurar o driver de impressão para trabalhar no modo rascunho ou econômico. Para isso, na pasta de impressoras do Windows, clique com o botão direito do mouse e escolha Propriedades. Daí em diante, o caminho depende do modelo da impressora. Procure pelo controle de qualidade de impressão e ajuste-o. Quando você for imprimir algo que exija melhor qualidade, poderá voltar a essa tela e mudar a configuração. Uma opção que pode ser mais prática é o programa InkSaver. Esse utilitário, que custa cerca de 60 reais, oferece um ajuste gradual de qualidade de impressão e ainda calcula quanto você poderá economizar.
Economia anual: 60 reais (considerando a impressão de uma página por dia, em media)





Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom RH
conscientizar para salvar o planeta