setembro 21, 2011

To teachers, with love

Há vários dias tenho procurado pela internet algum artigo que falasse sobre a importância do papel do professor na vida e na formação dos alunos.
Como não encontrei nada que pudesse reproduzir os meus pensamentos resolvi ser mais autoral e compartilhar as minhas experiências com vocês.
Eu me lembro claramente da primeira vez que vi minha primeira professora, Irmã Tereza no Colégio Nossa Sra do Carmo em Brasília.
Apesar de ser freira ela não usava o hábito, o que no final da década de 70 não era muito comum entre elas, e eu pude ver o seu corte de cabelo channel e os fios quase totalmente brancos.
Ah!Como eu gostava de ver aqueles cabelos brancos que me faziam lembrar a minha avó que deixei morando no sitiozinho perto de Anápolis.
Todos os dias eu corria pra lhe dar um abraço e imaginava a minha avó o recebendo também.
Alguns anos depois voltamos para Goiânia e fui estudar num colégio pequeno no Marista chamado O Brasileirinho. Lembro do dia em que cai de costas na piscina e rapidamente a Tia Fernanda se jogou na água pra me buscar.
Minha heroína!
Depois já mais crescida fui estudar no antigo Carlos Chagas no Universitário e foi um pânico total porque eu era a única menina de uma turma de 10 alunos, e confesso que senti muito receio e um pouco entristecida por isso.Mas a Tia Elisa  era uma meninona e esteve muito presente durante todo aquele ano.
Ao longo da minha vida tive vários professores como a Prof. Ana Maria que me ensinou a gostar de ler e o Prof Sérgio responsável pela minha paixão por Arte e História.
Nessa época fui estudar no Hugo de Carvalho Ramos, hoje Colégio Militar,e o professor de História, ex-padre e poliglota me fez querer conhecer o mundo e toda sua diversidade cultural.

De todos eles tirei algo de bom e posso afirmar que cada um deles teve uma grande parcela na formação da minha personalidade, valores e caráter.
Como a Tia Tereza que tornava amenos meus dias de criança em época final de ditadura. Crescer na capital federal do país em regime ditatorial é algo que impressiona e tolhe uma criança com tantos NÃO e homens de cara amarrada e farda nas ruas. Mas com ela aprendi a enfrentar os momentos difíceis com suavidade e delicadeza.
Com Tia Fernanda descobri a coragem, e com Tia Elisa aprendi a me adaptar a diferentes situações.
Compartilhei tudo isso porque essas pessoas fizeram a diferença na minha vida, e quero convidá-los a fazer a diferença na vida dos nossos alunos.
Conversem com seus alunos sobre o Happy Day, vamos imprimir nas memórias de cada um deles o momento em que eles aprenderam sobre SOLIDARIEDADE, COMPAIXÃO E AMOR AO PRÓXIMO através do ato simples de doar algo que não lhes serve mais, mas que fará a alegria na vida de outra criança, nesse caso um pequeno paciente de câncer.
Com certeza um dia eles dirão que “foi com meu teacher que me tornei um ser humano melhor”.
Com carinho,

Daniella




2 comentários:

C. disse...

Muito legal seu texto Daniella!!

Anônimo disse...

Parabéns!

Como toda Libriana, vc também tem talento com as palavras viu?!


Gerlaine